top of page
Damas-New.jpg

O INSTITUTO  ELEONORA  MENDONÇA

apresenta o projeto

AS PRIMEIRAS DAMAS DO ATLETISMO BRASILEIRO

 

Introdução:

O atletismo feminino brasileiro tem um histórico de superação inequalável em outro esporte.  Pouco conhecemos as vitórias alcançadas pelas primeiras atletas e muito menos a trajetória por trás destas conquistas.  A história delas é a história do Brasil e do esporte em particular.  Conhecer a trajetória delas é um estudo de história mas também um estudo social e racial pois a grande maioria destas atletas são de raça negra e que na época sofreram discriminações impactando suas performances e o avanço de suas carreiras.  A cultura discriminatória se exacerbou num período repreensível no país nos anos 60 e 70 quando dirigentes através de sanções procuraram afastar atletas de competições que algumas vezes resultou no término precoce da carreira de algumas atletas sua carreira. Muitas das instituições que regem o esporte no país não tem acervo histórico de suas competições relegando ao esquecimento a carreira de suas atletas.

 

Idealização: 

Ao longo de sua carreira esportiva Eleonora Mendonça vivenciou uma cultura e postura discriminatória de gênero nas regras e decisões das instituições, associações esportivas, dirigentes e técnicos junto a atletas (mulheres).  Eleonora acompanhou também a discriminação de raça vivenciada por atletas e companheiras de competição.  Através de seu instituto, Eleonora busca resgatar as brilhantes trajetórias das PRIMEIRAS DAMAS como também as suas valiosas e corajosas superações.

 

Realização:

Nos dias 1 de Outubro de 2022 a 12 de Novembro de 2022 o Instituto Eleonora Mendonça realizará no Espaço Cultural Correios – Niterói a exposição AS PRIMEIRAS DAMAS DO ATLETISMO BRASILEIRO.   A exposição vai mostrar a carreira desta primeiras atletas através de material de competição, cobertura de mídia, fotos, resultados de suas carreiras, etc..   Vários artistas apresentarão obras de arte sobre estas atletas.

 

Contra-partida:

O I.E.M realizará no auditório do Espaço Cultural Correios eventos presenciais com AS PRIMEIRAS DAMAS nos moldes do evento de lançamento no dia 14 de agosto de 2021 no Centro Cultural Correios.

 

 

O Instituto Eleonora Mendonça tem como objetivo resgatar e preservar registros históricos esportivos e traçar estratégicas de ação para divulgação.

Relatório
>>> Relatório sobre a exposição realizada entre 01/10 - 12/11/2022
Local: Espaço Cultural Correios Niterói - Palácio dos Correios
Relatorio 1 damas expo

Clique para ler ou baixar

bottom of page