CORRIDA DAS PAINEIRAS - 40 ANOS

Por: Eleonora Mendonça

Foi como atleta do Fluminense que comecei a treinar e conhecer as Paineiras, um local  ideal para treinos de corrida.  Foi lá que o grande técnico Frederico Hottstacher durante a fase de trabalho de base orientava e comandava a equipe de meio fundo para os ‘tiros’ de 1000 e 2000 mts..  Mais tarde como corredora de longa distancia as Paineiras continuou sendo o meu local preferido para os treinos de resistência.

           

Nas primeiras corridas de rua a PRINTER ofereceu percursos variados nas orlas de São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo.  Continuando com a inovação, a PRINTER realiza em Março de 1979 uma corrida num local e percurso bastante diferenciado dentro da Floresta da Tijuca – A  I CORRIDA DAS PAINEIRAS – 8 KM. Largada e chegada no Hotel das Paineiras.

           

Pela primeira vez contamos um patrocínio de corrida - a  Coca-Cola Refrescos.  A empresa foi a primeira patrocinadora das corridas da PRINTER e continuou nos apoiando durante muitos anos.

 

A  I CORRIDA DAS PAINEIRAS teve 250 participantes que vieram que várias partes do Rio de Janeiro como também de São Paulo.  O vencedor da prova foi João Alves de Souza, o Passarinho, da ADPM de São Paulo.

 

Após esta primeira, outras edições da CORRIDA DAS PAINEIRAS foram realizadas com pequenas modificações no percurso, sempre pensando em proporcionar um local ideal para os corredores.

Todas as fotos apresentadas pertencem ao acervo do Instituto Eleonora Mendonça, caso queira utilizar alguma das fotos entre em contato por e-mail