top of page

 

 

 

Eleonora Mendonça, primeira maratonista olímpica brasileira, levou o nome do Brasil aos mais importantes pódios do mundo, deteve recordes brasileiros em diversas distancias desde 1.500m até os 42.195m da maratona.

 

Como empresária, ela juntamente com Paulo Cesar PlácidoTeixeira fundou a primeira empresa organizadora de corridas de rua no Brasil – PRINTER, PROMOÇÕES INTERNACIONAIS, e foi através desta iniciativa que nasceu o movimento que se espalhou por todo o país. Algumas corridas pioneiras que a Printer realizou:  Meia Maratona do Rio de Janeiro e Maratona do Rio de Janeiro (1979); Corrida das Crianças (1979); Corrida Feminina na América Latina (1980). Publicou a primeira revista de corrida no Brasil - A CORRIDA, também confeccionou as primeiras roupas especificamente de corrida, para homens, mulheres e crianças.

 

Como ativista, lutou durante sua carreira pela igualdade de direitos de gênero no esporte. Foi co-presidente do Comitê Internacional de Corredores, organização que trabalhou para a inclusão de eventos femininos de longas distancias nos campeonatos internacionais inclusive Jogos Olímpicos.

Eleonora_Site.png
Logo_IEM.png

Apoio

© Grupo Melza

bottom of page